Psychedelia meets funk

*Rápido adendo ao post anterior, para quem aderiu à psicodelia de “Bitches Brew” ou simplesmente admira seu idealizador. Criada pelo Cité de la Musique, centro parisiense dedicado à música, a exposição “Queremos Miles – Miles Davis, lenda do jazz” chega ao SESC Pinheiros, no ano de aniversário de 20 anos da morte do músico. A mostra celebra a grande contribuição de Miles à música no século XX através de fotos, objetos e documentos, muitos deles inéditos. Em cartaz do dia 19 de outubro próximo a 25 de janeiro de 2012, a exposição ainda guiará o visitante pela trajetória do trompetista e compositor através de instalações com vídeos e músicas de diversas fases de sua carreira. Na Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, de terça a domingo, sem precisar por a mão no bolso. (http://www.sescsp.org.br/)

 

*But I digress.

Seguindo os ares iniciais deste blog, a sugestão de hoje fica por conta da influência psicodélica no funk, protagonizada pelo excêntrico George Clinton. Influenciado pela subjetividade delirante do rock psicodélico de Jimi Hendrix, pela loucura cósmica do jazzista Sun Ra e por sua própria raíz Motown, Clinton recrutou sua banda, na época formada por feras como o guitarrista Eddie Hazel, e criou dois projetos paralelos, o Parliament e o Funkadelic. Ambos projetos deram origem ao P-Funk, o desdobramento transgressor e provocativo do ritmo na década de 70. O Parliament seguia uma linha mais comportada e acessível, desenhada pelo dançante funk groovado e pelo soul. Já o Funkadelic, como sugere o nome, flertava com o rock psicodélico, incluindo densos solos de guitarra. O álbum “One Nation Under a Groove”, de 1978, é um exemplo claro do inusitado estilo, tecnicamente sofisticado e simultaneamente imperfeito e bruto. A quarta música do disco, “Promentalshitbackwashpsychosis Enema Squad (The Doo-Doo Chasers)”, soa tão abstrata quanto seu nome, delineada por virtuosos sons de guitarra e sintetizador, uma levada funk devagar e desconexas vozes que remetem à loucura de Frank Zappa. A letra escatológica compara o mundo à uma privada. Incrivelmente deliciosa.

 

A famosa “Give Up the Funk (Tear the Roof off the Sucker)” do Parliament é mais digerível e um sucesso nas pistas. É a sexta música do ufológico e célebre álbum “Mothership Connection” de 1975 e igualmente incrível.

1 comentário
  1. Leonardo Ruas disse:

    Parliament e Funkadelic, são grandes projetos de um grande musico que é George Clinton. Deixo a dica pra quem gosta de P-Funk ouvir: Gamin’ On Ya!

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